Dicas para sua viagem
Viajando com crianças
Os cuidados em relação a crianças e adolescentes começam na retirada do passaporte, se a viagem for internacional. Todos com menos de 18 anos de idade precisam da autorização expressa dos pais ou dos representantes legais, com firma reconhecida em cartório, números das cédulas de identidade e as assinaturas para obter o documento. Caso não seja possível ter a autorização de um ou de ambos os pais ou do representante legal, essa medida poderá ser pedida ao Juiz da Infância e Adolescência, que enviará ofício à Polícia Federal. O pagamento da taxa do passaporte tem de ser feito com CPF do representante legal. Para receber o documento pronto, o menor terá de comparecer pessoalmente e acompanhado do responsável legal. Quem tem filhos entre zero até cinco anos, o prazo de validade do passaporte será determinado pela idade da criança. Se esta completou um ano de vida, terá prazo de doze meses; dois anos, 24 meses. Até chegar aos cinco anos, quando a validade se torna igual à do adulto.
Tanto a viagem nacional quanto a internacional precisa obedecer ao Estatuto da Criança e do Adolescente. O artigo 83 estabelece que nenhuma criança poderá viajar para fora de onde reside desacompanhada dos pais ou do responsável legal sem expressa autorização judicial. No caso de viagem ao exterior, a autorização é dispensável se a criança ou adolescente estiver acompanhado de ambos os pais ou do responsável legal ou se viajar na companhia de um dos pais, autorizado expressamente pelo outro através de documento com firma reconhecida.
O artigo 85 estabelece que sem prévia e expressa autorização judicial, nenhuma criança ou adolescente nascido em território nacional poderá sair do país em companhia de estrangeiro residente ou domiciliado no exterior. Para tirar qualquer dúvida, procure o Juizado de Menores mais próximo de você.
Reservas e bilhetes
Alguns fatores podem alterar o preço dos bilhetes
- Fique atento a eventuais promoções;
- Verifique quais são os procedimentos da companhia aérea sobre multa por cancelamento, alteração e reembolso de tarifas;
- Lembre-se de confirmar os assentos;
- Providencie um e-ticket.
Na hora de fazer a reserva da passagem, não se esqueça de ter:
- Nome do passageiro;
- Data da viagem;
- Rota;
- Classe de reserva (primeira classe; executiva ou econômica);
- Centro de custo ou unidade para débito;
- Nome do responsável pela reserva, ramal para contato, departamento e seu centro de custos;
- Companhia aérea (quando houver preferência).
Hotéis e locação de veículos
Para solicitar uma reserva de hotel, são fundamentais as seguintes informações:
- Localização adequada no destino;
- Data de entrada (Check-in);
- Data de saída (Check-out);
- Tipo de acomodação (single, double, triple);
- Categoria da acomodação (standard, superior, luxo, suíte);
- Preferências do hóspede (andar alto, apto. para não fumante, vista para o mar, conexão para microcomputador). Você receberá o voucher de confirmação (hotel e locação de carro).
Dicas Úteis
Observar com atenção os horários de Check-in e Check-out. Observar as regras de cancelamento, a fim de evitar a cobrança de no-show. Para reservas internacionais, ter em mãos o número, nome do titular e validade do cartão de crédito para garantir a reserva.
- Para solicitar a locação de veículo, informar:
- Tipo de veículo;
- Número de dias necessários e devolução;
- Local de retirada do veículo: aeroporto ou locadora;
- Data e horário da retirada e devolução;
- Tipo de Seguro: total ou parcial;
- Toda reserva de hotel ou carro no exterior, independente se for pré-pago no Brasil, o fornecedor se coloca no direito de solicitar um cartão de crédito do condutor do veículo como garantia.
Documentação
Antes de realizar sua reserva, verifique os seguintes itens da documentação:
- Validade do passaporte;
- Validade do visto, se necessário;
- Atestado de vacina;
Permissão internacional para conduzir (Habilitação Internacional)
Carteira de identidade original em voos domésticos e para diversos países da América do Sul, desde que apresente bom estado de conservação e foto de identificação do portador.
Perda de bilhetes
Em caso de perda do seu bilhete, vá até a agência que o emitiu e solicite a segunda via. Se estiver em viagem, é necessário procurar a companhia aérea.
Você assinará um termo de responsabilidade, comprometendo-se a ressarcir a empresa aérea caso o bilhete, extraviado ou perdido, venha a ser utilizado.
Bagagem
Seguem abaixo algumas informações sobre bagagem:
- Para a Europa e os Estados Unidos, o passageiro tem direito a 1 volumes de até 23 quilos cada, em qualquer classe de serviço: primeira, executiva e econômica.
- Nas viagens nacionais o passageiro tem direito a 23 quilos, porém a bagagem de mão não pode ultrapassar os 10 quilos.
- Crianças com menos de 2 anos não têm direito a bagagem.
- Excesso de bagagem (peso além da franquia) tem o seu transporte sujeito ao pagamento de uma taxa.
- Animais são sempre pagos como excesso de bagagem, mesmo que não tenha excedido o limite permitido pela companhia aérea.
Extravio
No despacho de bagagens, a empresa aérea entrega ao passageiro o comprovante da bagagem embarcada, indicando os pontos de partida e destino, além do número da etiqueta de bagagem, quantidade e peso.
Em caso de bagagem extraviada ou danificada, reclame imediatamente ao representante da companhia aérea ou autoridade presente no local de retirada da bagagem (companhias aéreas não aceitam reclamações posteriores).
Para facilitar a identificação e localização em caso de extravio, o passageiro deve colocar etiqueta, por fora da bagagem, com nome, endereço completo e telefone.
Materiais proibidos
Agentes venenosos, combustível líquido, explosivos, materiais corrosivos, inflamáveis, oxidantes, radioativos e materiais que possam colocar em risco a segurança dos passageiros e da aeronave são considerados perigosos para o transporte aéreo; portanto, são proibidos.
Aeroportos
Para não ter nenhum problema nos aeroportos, veja as dicas:
- Em viagens nacionais, procure chegar com cerca de uma hora de antecedência;
- Em viagens internacionais, chegue ao aeroporto com até duas horas de antecedência e não esqueça que a reafirmação da reserva é obrigatória até 72 horas antes do horário de partida do avião;
- Em ambos os casos, se paga apenas a taxa de embarque e pode-se usufruir de apoio e segurança total nos aeroportos, que seguem padrões e normas internacionais para comodidade e segurança do passageiro, oferecendo atendimento médico de emergência em pontos de maior movimento e dispondo de serviços para registro de queixas e de seções de "Achados e Perdidos".